top of page
Foto do escritorCristina Cardoso Alves

Se você prefere seguir com o papel para descansar da tecnologia, você faz bem

Você já se pegou lembrando da sua letra quando escrevia mais à mão? A gente já. A boa notícia é que a ciência está do nosso lado.


A escrita à mão tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. E não é só a gente que diz isso, não.


A área de Pesquisa da NTNU (Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia) publicou um paper na revista científica Frontiers in Psychology mostrando a importância da escrita manual nos processos cognitivos relacionados à aprendizagem.


A escrita à mão traz melhoria para a memória


Melhorar a memória é um dos principais benefícios da escrita à mão. Segundo o paper da NTNU, a retenção visual das formas das letras e da composição das palavras faz com que nossa região cerebral relacionada à memória seja ativada. Assim, ao escrever nos tornamos mais hábeis para reproduzir palavras, o que fortalece a codificação de novas informações.





Escrever à mão torna o aprendizado mais eficiente


Outro benefício importantíssimo que o estudo apontou tem conexão com a aprendizagem. Por ser uma atividade psicomotora, escrever solicita que mão e cérebro estejam sincronizados, já que para segurarmos o lápis ou a caneta, uma interligação entre diferentes símbolos acontece. Isso ativa o córtex visual, sensorial e motor do cérebro. Essa ativação, por sua vez, ajuda na melhora dos processos de assimilação e codificação de novos conhecimentos.


Logo, se você deseja aprender algo de forma mais eficaz, escrever à mão é a melhor opção. E tanto nossos cadernos como nossos planners têm áreas para desenhos, gráficos, listas, além de todos os tópicos fundamentais que um super planner deve conter. Confira aqui


Escrever à mão estimula a criatividade


Por séculos, a caligrafia teve um papel protagonista no estímulo da criatividade. As sociedades tinham admiração imensa pela caligrafia, a ponto de considerarem-na uma forma de arte, com seus traços precisos nas linhas e nas formas.


Escrever sempre contribuiu muito para o desenvolvimento cognitivo espacial: tínhamos que calcular como nosso conteúdo seria distribuído dentro de uma área que, ao contrário dos quadros 'infinitos', tinha espaço determinado, o que estimulava o desenvolvimento da criatividade.


Escrever à mão desenvolve a Lógica


Bem longe dos Excels da vida, havia papel e um sonho kkkkkkkkkkkk.... Trazendo nossa realidade para o agora, Virginia Berninger, professora da Universidade de Washington, aponta que a caligrafia também ajuda no desenvolvimento de habilidades lógicas e analíticas.


Em pesquisa com grupos de alunos de diferentes séries, ela descobriu que aqueles que escrevem à mão são capazes de desenvolver ideias de forma mais clara, extensa e com maior velocidade, além de usarem variedade maior de palavras do que os alunos que só digitam.


Escrever à mão ajuda na concentração e no relaxamento


Defendemos muito esse ponto. Um papel nos ajuda a concentrar, a ir para dentro de nós mesmas. Ao contrário das telas, o papel não nos bombarbeia com informações e notificações, ou seja: diminuímos muito nossos estímulos externos. Também conseguimos expressar nossos pensamentos e sentimentos de forma mais ordenada e sentida.


Agora, para escolher seu planner e seu caderno, é só escolher clicando aqui.


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page